sábado, 11 de junho de 2011

Diga NÃO às sacolinhas plásticas!

Já estava mais do que na hora das sacolas plásticas desaparecerem. Grandes vilãs na natureza, elas são antiecológicas da matéria-prima ao processo de produção. Além disso, levam centenas de anos para se degradar. E, quando isso acontece, seus resíduos e micropartículas podem contaminar o solo, as lavouras e os lençóis freáticos.



Ah, também entopem os córregos, criam montanhas nos aterros sanitários e fazem do mar verdadeiros lixões. Chega! Nessa batalha, cada um pode fazer a sua parte. Sabe como? Dizendo NÃO todas as vezes que você for a uma supermercado, por exemplo, e te oferecerem uma sacolinha para levar sua compras.

Utilize as sacolas ecológicas permanentes, também conhecidas como ‘ecobags’, feitas de materiais ecologicamente corretos como lona, algodão, juta, tecidos reciclados, alternativos ou aqueles feitos com garrafas PET. Além de muito resistentes, hoje em dia há sacolas de diversos modelos, tamanhos, cores e estilos diferentes.

Para se ter uma ideia, o Brasil consome hoje cerca de 33 milhões de sacolas plásticas por dia. Isso equivale a 12 bilhões de sacolas todos os anos.  As pessoas (ainda!) não se deram conta dos muitos benefícios em dizer NÃO às sacolinhas plásticas. Veja alguns deles:

Ø  Se usamos uma bolsa de tecido, podemos economizar 6 saquinhos plásticos por semana, ou seja, 22.176 sacos ao longo da vida.

Ø  Os sacos plásticos são feitos de polietileno, um termoplástico que se obtém a partir do petróleo.

Ø  Reduzindo o uso dos sacos plásticos diminuirá o consumo de petróleo, recurso não-renovável que gera tantos conflitos...

Ø  A China economizará 37 milhões de barris de petróleo por ano graças à proibição dos sacos plásticos gratuitos.

Viu só como a causa é urgente?
E você? Já recusou quantas sacolinhas hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário