quinta-feira, 2 de junho de 2011

05 de junho – DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Você sabe quando e por qual motivo surgiu essa data?




Para quem não sabe, essa data foi instituída em 1972, a partir de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), conhecido como Conferência das Nações Unidas.
Assuntos ambientais, que englobam o planeta estavam dentre os temas discutidos, como a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Esta conferência reuniu 113 países e 250 organizações não-governamentais. Como resultado foram criados vários documentos relacionados às questões ambientais, além de um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
Então, por que não aproveitar este domingo, 05 de junho, para ponderar um pouquinho sobre como cada um de nós pode fazer a sua parte em prol da preservação do meio ambiente e da Terra?

Como posso ajudar?
A causa é urgente. E agora é a hora de cada um por a mão na massa e fazer a sua parte. Veja algumas atitudes muito bem-vindas (e básicas)!
ü  Economize ao máximo a água. Use somente o necessário. Utilizando com consciência, não faltará para ninguém;
ü  Tenha o hábito de reciclar tudo o que for possível. Plástico, papel, alumínio, vidro, entre outros, podem ser reaproveitados. Mesmo assim.....
ü  Dê preferência para produtos naturais ou biodegradáveis;
ü  Quanto aos lixos tóxicos como pilhas, baterias, remédios, procure um ponto de descarte. Nunca jogue estes matérias no lixo comum, pois contaminam o solo e a água;
ü   Não jogue lixo nas ruas. Além de ser falta de educação, suja as vias públicas e causa o entupimento de esgotos, o que leva às enchentes;
ü  Evite sair de carro todos os dias. Contribua com a redução da emissão de CO2 na atmosfera;
Vamos abraçar essa causa! Com a ajuda de todos, é possível promover a sustentabilidade do planeta, levando em conta não só o nosso bem-estar, mas o das gerações futuras também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário