Consumo Consciente
O que é CONSUMO CONSCIENTE?É um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade da vida no planeta.
Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de decidir por que comprar e de escolher o que comprar, de quem comprar, como comprar e de definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente.
Qual a importância do consumo consciente?
A humanidade já consome 30% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção não forem alterados, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender as necessidades de água, energia e alimentos da humanidade. Alguns exemplos deixam claro que estamos ultrapassando esses limites, como o acesso irregular à água de boa qualidade em várias partes do mundo, a poluição dos centros urbanos e, de forma abrangente e profunda, o aquecimento global.
Essa situação pode dificultar a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo, por meio das quais o consumidor pode buscar maximizar o impacto positivo dessas escolhas e minimizar o negativo, determinando assim melhores características para o mundo em que vivemos.
Como ser um consumidor conscienteO consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas das quais comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento sócio-ambiental.
Praticar o consumo consciente e estimular a família e amigos a fazerem o mesmo é o produto de práticas contidas nos gestos mais simples de consumo cotidiano, tais como:
• Fechar a torneira ao escovar os dentes;
• Apagar a luz ao sair de um ambiente;
• Desligar um aparelho eletrônico quando não está sendo necessário;
• Ler um rótulo atentamente antes da compra;
• Usar integralmente os alimentos;
• Optar por detergentes biodegradáveis. É possível encontrá-los em qualquer supermercado.
• Usar os produtos até o final de sua vida útil, só comprando um novo quando for realmente necessário;
• Dar preferência a produtos com selos de certificação, que indiquem uma qualidade diferenciada do produto seja ambiental, social ou de qualidade;
• Separar o lixo para reciclagem.
Fonte: Akatu - www.akatu.org.br